Qual é a diferença entre EJA & Exame Supletivo:
 ENTENDA AS DIFERENÇAS

Você sabe a diferença entre essas duas modalidades? Confira neste texto todos os detalhes para você escolher a que melhor se encaixa na sua realidade.

Lincoln Germinari

A EJA é uma das sete modalidades educacionais definidas pelo Ministério da Educação.

Ela é dividida em etapas, esses módulos têm a duração de 6 meses e cada um é equivalente aos anos e séries do ensino regular. É Voltada para o público que não concluiu a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) no período regular.

 A EJA é ofertada tanto no ensino presencial, como à distância (EAD).

Além disso, o aluno precisa concluir todos os componentes curriculares por etapa, então somente após cumprir as etapas integrantes da preparação, o aluno realiza as provas em encontros presenciais, como no sistema tradicional de ensino. 

Sendo que o tempo para conclusão dos estudos pela EJA pode variar de estado para estados e de aluno para aluno, mas a regra definida no Parecer CNE/CEB nº 6/2010 determina a conclusão do Ensino fundamental em até 2 anos com uma carga horária de em torno 2.200 horas/aula e para a conclusão do Ensino médio em até de 18 meses com carga horária total de 1.200 horas/aula. Para os que param de estudar no Ensino Fundamental obrigatoriamente É NECESSÁRIO FAZER PRIMEIRO O ENSINO FUNDAMENTAL E DEPOIS O MÉDIO.
Então o tempo de duração da EJA vai depender de quanto tempo você está atrasado.

 (FONTE): Proc. PCEE 542/091 Fl. 2 

 

Qual é diferença da EJA & Exame Supletivo: ENTENDA AS DIFERENÇAS Você sabe a diferença entre essas duas modalidades? Confira neste texto todos os detalhes para você escolher a que melhor se encaixa na sua realidade.

COMO É O EXAME SUPLETIVO?

A validez da certificação atribuída pelo Ministério da Educação (MEC) e, por conta disso, vale como qualquer outro certificado.

Recebemos muitas perguntas do tipo: Posso fazer um concurso público? Concurso da PM? Da Prefeitura ? Ou outro? A resposta é sim!

O certificado de emitido através de Exame Supletivo vale para TUDO! Não há restrições de possibilidades para um aluno que terminou por esse “provão”. O certificado é válido e adequado assim como qualquer outro.
E importante há inúmeras possibilidades possíveis e importantes que o certificado proporciona, para se considerar e começar a se planejar.

 Como por exemplo:

• INGRESSE EM UMA FACULDADE;
• FAÇA UM CONCURSO PÚBLICO;
• COMECE UM CURSO TÉCNICO;O Exame SUPLETIVO para conclusão dos estudos é uma prova de certificação do Ensino Médio autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), que se tornou a principal forma de jovens e adultos concluírem seus estudos no Brasil, facilitando a inserção rápida no mercado pela agilidade na conquista do certificado, sendo ideal para quem tem uma vida corrida no trabalho ou em casa. 

A grande vantagem desta modalidade é que não é necessário esperar por meses ou até anos para concluir seus estudos, podendo terminar seus estudos em apenas uma prova. As idades mínimas para realizar a prova são de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o ensino médio.

Quem é aprovado recebe um certificado verdadeiro, emitido por órgãos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), como institutos federais e secretarias estaduais de educação.

É MUITO DIFÍCIL O EXAME SUPLETIVO?

Essa é a pergunta que mais recebemos e podemos afirmar com propriedade que a prova do Exame Supletivo não é difícil! Basta ter foco e se esforçar que o certificado é garantido!
Para os que param de estudar no Ensino Fundamental, podem realizar direto o exame para o Ensino Médio. Essa é mais uma  grande vantagem do exame supletivo.

O que você achou deste artigo?

Qualifica Mais Brasil Instituição de Ensino Preparatório e Profissionalizante
CNPJ 26.426.641.0001/04

Copyright © 2019

Primeiro preparatório do Brasil exclusivo para o Exames Supletivos – ENCCEJA, CPA, NEEJA e CESEC.